Buscar
  • biancazackk

Met Gala: Moda e Direitos Humanos

O Met Gala de 2021, que ocorreu no dia 13 de setembro, é um evento que acontece nos Estados Unidos com o intuito de arrecadar fundos para o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque. Esse evento conta com a presença de muitas celebridades, as quais retém muita influência na atualidade, e usam essa oportunidade para mostrar extravagância através de suas roupas. Neste ano, como o tema era "Na América: Um Léxico da Moda", algumas celebridades aproveitaram a situação para fazer importantes declarações sobre a situação dos Direitos Humanos nos Estados Unidos.

Alexandria Ocasio-Cortez, política e ativista membro da Câmara dos Representantes, decidiu usar, em seu primeiro Met Gala, um vestido contendo a frase "Tax the rich" (cobre imposto dos ricos). Durante a presidência de Donald Trump, houve uma medida de corte de impostos, e é isso que a democrata conhecida como AOC quer desfazer, já que entende que essa medida apenas favorece os mais ricos. Porém, algumas pessoas acharam que essa declaração foi hipócrita, já que o ingresso de entrada do Met Gala custa 35 mil dólares. Contudo, a política defendeu seu posicionamento, dizendo que "the medium is the message" (o meio é a mensagem), ou seja, que ela estaria se comunicando justo com os mais ricos ao usar essa roupa em um evento da mais alta elite.

Outro membro da Câmara dos Representantes que compareceu ao evento foi a política Carolyn Maloney. Muitos se impressionaram quando ela apareceu usando um vestido que continha a frase "equal rights for women" (direitos iguais para as mulheres). Ela decidiu usar essa roupa para chamar a atenção para a Emenda de igualdade de direitos, que irá garantir oficialmente direitos legais iguais na constituição estadunidense para todas as pessoas, independente do gênero. Entretanto, muitos criticaram a política, sendo que em 2001, após o ataque do 11 de setembro, ela apareceu no Congresso vestindo uma burca e defendeu, em seu discurso, a invasão no Afeganistão. Isso afetou a identidade de muitas mulheres muçulmanas, já que a burca estava sendo relacionada a ataques terroristas em TV nacional.



Outras celebridades decidiram se posicionar acerca do que defendem de outra maneira. A cantora Billie Eilish, de 19 anos, usou um vestido da marca Oscar de la Renta, que tem um histórico de usar pêlo de animais em seus designs. A cantora, chocada que isso ainda é aceitável em 2021, concordou em usar a marca com a condição de que eles parassem de vender qualquer peça feita com pêlo real de animais. Isso mostra como celebridades podem usar seu poder de influência para contribuir para causas importantes e gerar mudanças positivas na sociedade.



Por fim, a poeta Amanda Gorman se vestiu inspirada na Estátua da Liberdade, que simboliza a liberdade, democracia e esperança do país. A poeta levou consigo uma bolsa, em que estava escrita a frase "give us your tired" (dê-me seus cansados), que é parte do poema "O Novo Colosso", presente na Estátua da Liberdade. O poema contém o seguinte trecho: "'Dê-me seus cansados, Suas massas sedentas de ar puro, Miseráveis nas costas entulhados. Entregue-os para mim, os moribundos, Minha luz mostrará o portão dourado!'", representando a visão de Gorman acerca do que seria um país ideal: um país que acolhe imigrantes, refugiados e pessoas em necessidade.



Desse modo, esse evento se apresentou como uma oportunidade de celebridades se posicionarem e buscarem alcançar algo com sua influência. Algumas celebridades se perderam em controvérsias, sendo que o que pregavam não condizia com seu comportamento. Por outro lado, outras pessoas foram capazes de ir além do ativismo performativo, gerando reflexões acerca de qual deve ser o papel de celebridades na luta por igualdade de direitos e qualidade de vida.


Referências:

https://images.dawn.com/news/1188397/an-equal-rights-for-women-met-gala-outfit-cant-hide-us-politician-carolyn-maloneys-biased-feminism

https://www.google.com.br/amp/s/www.vogue.com/article/alexandria-ocasio-cortez-met-gala-2021/amp

https://www.google.com.br/amp/s/www.cnn.com/style/amp/aoc-met-gala-alexandria-ocasio-cortez-dress/index.html

https://www.google.com.br/amp/s/www.nme.com/news/music/billie-eilish-agreed-to-wear-met-gala-dress-if-designer-went-fur-free-3045307%3famp

https://www.townandcountrymag.com/leisure/arts-and-culture/a37581510/amanda-gorman-met-gala-outfit-photos/

https://www.google.com.br/amp/s/www.glamour.com/story/all-the-references-you-missed-in-amanda-gormans-met-gala-look/amp

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo